GUERREIRO'S de Sangue Azul

GUERREIRO'S de Sangue Azul
O SEU PORTAL DE NOTICIAS DAS GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS

terça-feira, 7 de maio de 2013

GCM de São Paulo inicia novo projeto esportivo no Parque Ibirapuera



SÃO PAULO CAPITAL
GCM inicia novo projeto esportivo no Parque Ibirapuera

Desde domingo (05/05), guardas civis metropolitanos da Inspetoria Regional do Ibirapuera realizam rondas no parque com patins e skate. Se a resposta dos usuários for positiva, a idéia é expandir o projeto a outros parques e praças da cidade.

A iniciativa busca criar um canal direto de diálogo com skatistas e patinadores, orientando-os sobre a utilização correta dos equipamentos, para que não ocorram incidentes com pedestres e animais, além de fomentar um vínculo de aproximação entre os usuários e a GCM, baseado nos princípios da guarda comunitária.



Os guardas que vão participar do projeto experimental, que acontecerá inicialmente aos finais de semana, no período da tarde, são a GCM Algelene Aparecida Rocha Silva e Marcos Paulo Lyra. Eles, que já andam de patins e skate, se candidataram voluntariamente. Se a resposta dos usuários for positiva, a idéia é aumentar o número de guardas skatistas e patinadores, e expandir o projeto a outros parques e praças da cidade.



O anúncio do projeto, construído em parceria com a administração do parque, foi feito no dia 30/04, durante reunião de balanço da Inspetoria Regional da GCM do Ibirapuera, no auditório do Museu de Arte Moderna (MAM). Na reunião, também foi destacada a queda do número de furtos de bicicleta no parque. Em janeiro desse ano, foram registrados treze casos; em fevereiro foram onze; em março o número caiu para apenas três e em abril não foi registrado nenhum roubo.



O projeto surgiu por conta da preocupação com os acidentes que ocorrem durante a prática desses esportes. “Como estamos sempre em ronda, por toda a extensão do parque, quando acontece algum acidente, nós é quem realizamos os primeiros socorros na maioria das vezes. Com esse novo projeto, também queremos estimular o uso dos equipamentos de segurança”, explica o Inspetor Gilson Menezes, chefe da unidade.



Atualmente, o efetivo da Inspetoria Regional do Ibirapuera é de 194 guardas, que realizam rondas em mais de trinta bicicletas elétricas e convencionais, cinco viaturas, oito motos, além de duas bases comunitárias móveis, localizadas entre os portões 3 e 4 e a marquise. O patrulhamento no local acontece de segunda a segunda, 24h por dia.



Vale ressaltar que, aos finais de semana, o Parque Ibirapuera recebe cerca de 250 mil visitantes.

FONTE:SMSU

Nenhum comentário:

Postar um comentário