GUERREIRO'S de Sangue Azul

GUERREIRO'S de Sangue Azul
O SEU PORTAL DE NOTICIAS DAS GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012


Maias inspiram teoria do fim do mundo


Calendário da antiga civilização serve de base para crença, que é descartada por 

especialistas

Ampliar
Nos últimos dias, não se fala em outra coisa, e há quem realmente acredite que o mundo vai acabar amanhã, dia 21 de dezembro. A profecia, baseada no calendário maia, diz que mais uma era, de 5.125 anos, se acabaria nesta data. Uma das lendas para justificar o apocalipse é a da colisão do planeta invisível Nibiru, também conhecido como (...)
Planeta X, com a Terra. Há também quem diga que, por causa de mudanças nos campos magnéticos do Sol, a polaridade do planeta vai ser afetada. 

Com isso, as consequências serão catastróficas, como as destruições de cinema: terremotos, tsunamis e vulcões em atividade.

O astrônomo Julio Lobo afirma que tudo não passa de crenças e que não há nenhuma tempestade solar de grandes proporções ou choque interplanetário previsto para amanhã. “Se um novo planeta estivesse se aproximando da Terra, qualquer telescópio já teria detectado e nós estaríamos sentindo as consequências com a mudança no eixo do planeta. Não seria algo do dia para noite”, explica.

“Algumas pessoas falam em alinhamento planetário, mas isso não vai acontecer no dia 21. Outros dizem que o fim do mundo é amanhã porque o Sol, a Terra e a Via Láctea estarão alinhados, mas isso acontece todos os anos, nos solstícios”, afirma Lobo. De acordo com o astrônomo, também é uma grande besteira acreditar que ficaremos sem luz, na total escuridão por três dias. “Isso não vai acontecer, é impossível”, confirma Lobo.

Não é a primeira — e nem será a última — vez que rumores sobre o fim do mundo vêm à tona. Segundo Lobo, em 1982, o alinhamento dos planetas deixou muita gente com os cabelos em pé, mas nada aconteceu. E, no ano 2000, foi a mesma coisa. “Em novembro do ano que vem, um cometa muito iluminado deve passar pela Terra. Com certeza, grupos apocalípticos surgirão”, afirma Lobo. Ele também lembra que novas previsões já estão relatadas para o ano 2029, 2033 e 2060. A maioria delas aponta catástrofes naturais e pandemias como as responsáveis pelo fim do mundo.

A Nasa, agência espacial norte-americana, desmentiu todos os rumores sobre o fim do mundo no mês de novembro, depois de receber inúmeras cartas de pessoas seriamente preocupadas com o suposto apocalipse. Algumas delas chegavam a falar sobre suicídio e até pais que pretendiam matar seus filhos para que eles não tivessem que passar pelo desastre. No site da agência, uma página tira todas as dúvidas, afirmando que os rumores sobre a profecia maia não passam de crenças e que, como qualquer calendário que tem começo e fim, no dia 21 ele acabaria e no dia 22 começaria novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário