GUERREIRO'S de Sangue Azul

GUERREIRO'S de Sangue Azul
O SEU PORTAL DE NOTICIAS DAS GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS

sábado, 19 de maio de 2012

Polícia Militar forma primeira turma da Guarda Municipal de Campina Grande PB

17-05-2012.112351_gmpm.jpgPela primeira vez na história, a cidade de Campina Grande vai ganhar uma tropaformada por Guardas Municipais. A primeira turma conta com 80 participantes. Osalunos do Curso para Capacitação de Profissionais da área de segurança, sãohomens e mulheres que foram aprovados em concurso público da Guarda Municipalrealizado pela Prefeitura de Campina Grande, no ano passado.
A capacitação das duas turmas, que acontece simultaneamente, teve início no dia31 de janeiro desse ano. As aulas teóricas e práticas são ministradas das 7horas da manhã até às 18 horas, de segunda à sexta-feira e são realizadas nasede do 2 Batalhão de Polícia MIlitar, em Campina Grande. O treinamento é frutode um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, em2011.
Segundo a coordenadora e instrutora do curso, Capitã Luciana, os alunos recebemtodo o material fornecido pela Polícia Militar como: apostilas, canetas,uniformes, armas e munições e adquirem conhecimentos em diversas áreas dasegurança como: legislação, defesa pessoal, meio ambiente, direitos humanos,armas não letais e etc. Segundo ela, a primeira turma de Guardas Municipais deCampina Grande "será composta por profissionais com conhecimentosinterados aos da Polícia Militar. Eles vão reforçar a segurança pública, e nósda corporação, teremos ainda mais confiança nesse grupo, já que acompanhamos acapacitação de todos", enfatizou.
A formação segue a grade curricular determinada em nível Nacional peloMinistério da Justiça para Guardas Municipais. São 30 disciplinas distribuídasem 640 horas/aula. Segundo o Tenente-Coronel Souza Neto, Comandante do 2 BPM, oobjetivo central do curso é contribuir na construção da identidade profissionalda Guarda Municipal, de suas funções e competências específicas, para criar eaperfeiçoar padrões comuns nacionais de organização, gestão e atuação,proporcionando aos integrantes conhecimentos técnicos especializados à execuçãoda atividade. "Essa capacitação é importante porque os prédio públicosterão uma maior segurança e monitoramento, assim como logradouros, trabalho queaté então, era realizado por policiais militares. Agora poderemos estender edistribuir esse efetivo militar em outras diretrizes contrinuindo para umamaior segurança ao cidadão", disse.
As aulas estão em andamento e seguem até o dia 26 de maio quando, nessa data,vai haver uma grande solenidade de entrega de certificados e conclusão. Deacordo com o Comandante, "o importante dessa iniciativa é a sociedadereconhecer que a Polícia Militar da Paraíba não é um órgão que trata hojeapenas da segurança pública, e sim, que por meio de parcerias contribue para aa formação de outros agentes que diretamente trabalham para a segurança dasociedade. Estamos abertos para novos convênios que possam contribuir para odesenvolvimento da nossa região", concluiu. Os guardas municipais aguardamapenas a nomeação para atuarem nas ruas de Campina Grande. O efetivo municipaltambém deve contribuir no reforço policial em grandes eventos, como  O MaiorSão João do Mundo que será realizado no próximo mês.
Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário